13.6.07

Hoje... Partir ou Ficar?!

" O acomodador: existe sempre um acontecimento nas nossas vidas que é responsável pelo facto de termos parado de progredir. um trauma, uma derrota especialmente amarga, uma desilusão amorosa, até mesmo uma vitória que não entendemos bem, acaba por fazer com que nos acobardemos e não sigamos em frente." in Zahir (Paulo Coelho)

Recentemente li este livro tendo ficado presa página por página... fala-se de amor, da procura, do encontro, da liberdade, da história pessoal, mas o que mais me prendeu foi este excerto... deu que pensar...

Assim fiz... pensei, olhei para o passado, para o presente... para a minha vida e de alguns que me rodeiam, sou um bocado metediça, e apercebi-me que já todos tinhamos, em determinada altura, privado com este senhor a que chamam de acomodador.

Era simpático ter parado para pensar nisto e deixar a coisa ficar por aqui... coisa que, naturalmente, não fiz!!!!

Tentei perceber o que era isto do acomodador... o que nos leva a ficar acomodados ao que conhecemos, ao que temos, a não correr grandes riscos, a não agir de impulso, a simplesmente querer ou não querer, a amar ou não amar, etc.

Cheguei à conclusão, que certamente não será igual para todos já que existem as excepções à regra, de que tudo gira sobre o eixo da estabilidade!

Ao longo da vida vais criando várias metas, vários objectivos, e em todos eles procuras estabilidade... profissional, amorosa, social, económica, ... e quando dás conta esse transformou-se no móbil das tuas acções.

Passas a ter aquele emprego face à estabilidade profissional que te dá, que rapidamente se reflecte na tua estabilidade económica mesmo que no fundo ser engenheiro não te realize porque o que te dá prazer é cantar;
Conheces um alguém fantástico que mexe com todos os teus sentidos, te faz sentir especial, mas namoras hà imenso tempo com aquela pessoa fabulosa, que já mais não é que um bom amigo, mas que já te conhece, que te trata com carinho, que é um porto seguro, com quem tens uma história... não és verdadeiramente feliz mas tens estabilidade;
Vais a uma festa com um amigo que te apresenta outros amigos, não tens paciência para a conversa que se está a ter, mas o fulano A conhece o fulano B que tem uma empresa onde te pode dar um emprego melhor, representando uma maior estabilidade, ou põe-te a falar com sicrano que conhece aquela pessoa que tu querias mesmo, mas mesmo, conhecer e que pode vir a dar-te estabilidade.

Não me parece mal, nem deve parecer a ninguém, que procuremos diariamente estabilidade. No entanto estabilizar não é o mesmo que estagnar. O que hoje representa a minha estabilidade não é necessariamente o mesmo que o fará amanhã. O que me faz feliz hoje não tem de ser o mesmo que me faz feliz amanhã. As pessoas que são importantes hoje podem não o ser amanhã.

A vida está em constante movimento... nada é o que será, nem nada será o que já foi.

Porém há momentos em que na verdade o que fazemos não é estabilizar mas sim estagnar ou acomodar... acomodamo-nos ao que temos com medo do que virá... acomodamo-nos como se o desejo fosse impossivel... por receio de tentar... por receio de perder...

O que me falta descobrir é em que ponto é que a tão ambicionada estabilidade se transforma em inércia perante a vida, quando é que se transforma em puro comodismo... quais são os sintomas? Quais são os sinais? Como fugir-lhe?

Vou ter mais atenção e se descobrir digo... no entretanto se alguém tiver ideias... sou toda "ouvidos"!!!!

Bjs

10 comments:

Unknown said...

pois é minha munina, mais um texto que nos(me) faz pensar!!
Dou especial atenção ao 3º paragrafo a contar do fim, pois a meu ver, é aí que se encontra o comodismo...o medo de tentar, o medo da mudança..
Debitore per tutta ragazza
=)

Diabólica said...

Sou contra o comodismo, em todos os aspectos.

Acho q devemos lutar pelo q queremos, de q adianta por ex ficar com uma pessoa q já n gostamos, apenas pq ela se adaptou a nós?

Isso, é ter medo de arriscar e na vida td é um risco.

"Conheces um alguém fantástico que mexe com todos os teus sentidos, te faz sentir especial, mas namoras hà imenso tempo com aquela pessoa fabulosa, que já mais não é que um bom amigo, mas que já te conhece, que te trata com carinho, que é um porto seguro, com quem tens uma história... não és verdadeiramente feliz mas tens estabilidade;"

Isto já me aconteceu, e a pessoa em questão confessou-me q já namorava há 8 anos, mas q só estava c a namorada por comodismo e por pressão famiiar.

Passava mais tempo cmg do q com ela, até q nos apaixonamos, mas ele n consegui dar o salto, e como n tinha coragem de sair dizendo q n me amava, para me magoar e assim me afastar da sua vida.

Fiquei bastante triste, mas será q valeu a pena?
Ele n é feliz e eu tb n.

Bjs

Diabólica said...

queria dizer para me magoar resolveu fazer algo pior

Ana said...

Diabólica: Por isso mesmo digo que "já todos tinhamos, em determinada altura, privado com este senhor a que chamam de acomodador."... infelizmente as vezes sofremos pelo comodismo de outro... mas o importante é que aprendamos alguma coisa com isso e que não deixemos que nós próprios acabemos acomodados com medo de tornar a sofrer!

Bj gde!

The one you know said...

hii prima! Pões um gajo a pensar...
Por vezes acomodar é o melhor que podemos fazer. Porque chega uma altura em que a felicidade dos que amamos é mais importante do que a nossa felicidade individual! A duvida é saber qual é a verdadeira felicidade: a nossa, ou a daqueles que amamos...

Laetitia said...

É o que eu digo...
Andas a ler-me a alma!
Eu sei o que é sentir isso acomodação e pensar será que sair desta relação vai-me aparecer alguém ou se mudar de trabalho as coisas irão melhorar?
Não creio que a acomodação seja o melhor caminho a tomar e sim devemos lutar sempre para que a nossa vida seja melhor, para estarmos felizes e realizados.

blue said...

Hello Ana ;)
Já me senti algumas vezes acomodada ás situações... é um facto. Mas felizmente (pelo menos até agora) tenho encontrado a capacidade se sair o mais rápido possível dessa situação...

Uma grande beijoca ;)

Anonymous said...

meu anjo,
antes d mais só tou a deixar um comment pq me obrigaste!!!Acho q o teu blog está simplesmente fantástico principalmente os dois ultimos textos.
Parabens por conseguires expulsar o acomodador da tua vida!És linda e p quem ñ sabe um exemplo a seguir, obrigado por tudo: por me fazeres rir e chorar, por me mimares e ralhares, por estares sempre lá quando em preciso afinal "amigo é aquele q sabe tudo sobre mim e ainda assim continua a ser meu amigo"e quero q saibas q vou estar sempre aqui a monopolizar as tuas relações!!!!

Beijos enormes , LOVE U
e...
Gaija q é gaija...!!!!

Ana said...

LOLOL

Sempre Linda!!! Eu não te obriguei... só te disse que se tens uma opinião sobre o que escrevo deves escrevê-la tb!!!

:D

Beijos do tamanho do Mundo!!!

Anonymous said...

Oi lá, eu encontrei seu blog através do Google, enquanto busca para os primeiros socorros de um ataque cardíaco e seu post parece muito interessante para mim.